sábado, 21 de maio de 2011

Nossa marca

O logotipo que escolhemos para simbolizar nosso Ilé é uma bandeira composta por três símbolos adinkra.

Adinkra são símbolos, originalmente criados pelos Akan de Gana, África Ocidental, que representam conceitos ou aforismos. Os símbolos Adinkra são usados ​​extensivamente em tecidos, cerâmica, logotipos e propaganda. Eles são incorporados em paredes e outras características arquitetônicas. Os tecidos adinkra são muitas vezes feitos por xilogravura, bem como a impressão em tela. Aparecem em alguns tradicionais pesos de ouro akan. Os símbolos são também esculpidos em bancos para uso doméstico e ritual. O turismo tem levado a novas ideias no uso dos símbolos em itens como camisetas e jóias.
Os símbolos têm uma função decorativa, mas também representam objetos que encapsulam mensagens evocativas que transmitem a sabedoria tradicional, os aspectos da vida ou o ambiente. Há muitos símbolos diferentes, com significados distintos, muitas vezes relacionados a provérbios. Nas palavras de Kwame Anthony Appiah, filósofo afro-britânico, eles foram um dos meios numa sociedade pré-letrada para "apoiar a transmissão de um organismo complexo e nuançado da prática e da crença".
Os tecidos Adinkra eram tradicionalmente usados ​​pela realeza e líderes espirituais para funerais e outras ocasiões especiais. Eles agora são usados ​​por qualquer pessoa, elegantemente envolvida em torno de homens ou mulheres em qualquer ocasião especial. No passado, usavam vários tipos de tecidos dependendo da ocasião, hoje eles são frequentemente produzidos em massa em tecidos de cores brilhantes.


Kontire ne Akwam

Significa "anciões do Estado", ou seja, várias cabeças pensam melhor do que uma. Este símbolo representa a coletividade. O Ilé Àṣẹ Òrìṣà Wúre é uma comunidade religiosa onde cada comunitário cumpre um papel que favorece a todos. O indivíduo só tem sentido dentro de um coletivo, por isso as decisões são sempre comunitárias e o Babalorixá tem o compromisso de ser voz do terreiro e não voz no terreiro.


Nsoroma

Significa "filho do céu ou das estrelas". Se refere a nossa origem divina. Somos filhos do Ser Supremo, por isso não dependemos de nós mesmos, pois nossa iluminação é apenas um reflexo da d'Ele. É um símbolo de tutela para lembrar que Deus é pai e cuida de todas as pessoas.


Nyame Nti

Significa "pela graça de Deus". É um símbolo de fé e confiança em Deus e nos Orixás. De acordo com o Dicionário Adinkra de W. Willis: "Este ramo retrata o esteio da vida em muitas culturas. Simboliza que o alimento é a base da vida e que não poderiam sobreviver se não pelo alimento que Deus, através dos Orixás, coloca aqui na Terra para o nosso sustento. "



Assim, o conjunto desses três símbolos Adinkra mais os dois búzios colocados em cada lado para simbolizar que somos seguidores dos mandamentos de Ifá, e a cor verde representando o poder das plantas e nosso compromisso ecológico, formam o nosso logotipo para representar o propósito deste Terreiro que é o de levar ao coletivo as bênçãos de Deus através do culto ao Orixás.

_______________________
Fontes das informações:
NASCIMENTO, Elisa Larkin. Sankofa: matrizes africanas da cultura afro-brasileira. V. I. Ed. UERJ: Rio de Janeiro, 1996.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...