Festas

Ilé Àṣẹ Òrìṣà Wúre promove festas públicas religiosas anualmente. Estas festas são a expressão externa da cultura africana e representam a face pública da religião. Qualquer pessoa pode participar.

Lorogun
É uma obrigação que nos lembra dos tempos difíceis das guerras, a escassez de alimentos, a insegurança e a ansiedade. Nos lembra como é terrível vivermos sem o amparo dos nossos Orixás. É realizada na semana santa (devido ao sincretismo já explicado antes) iniciando na noite de quarta-feira onde "mandamos os Orixás para a guerra", como dizemos, seguido de dois dias de cuidados espirituais e culminando na manhã do sábado subsequente, onde "recebemos os Orixás da guerra" num xirê para todos os Orixás.

Festival de Exu
É uma obrigação específica em homenagem ao Orixá primordial Exu, também chamado de Bará no Batuque do RS. Acontece em fins de Junho.

Festa para o Povo da Rua
É uma festa onde comemoramos o aniversário de assentamento do Seu Tranca Ruas das Almas e de toda sua falange. Acontece em fins de Agosto.

Festa para os Caboclos
É uma sessão festiva onde manifestam os Caboclos da Umbanda. Acontece em fins de Setembro.

Festival de Egbe
É uma festa em prol das crianças. Acontece no mês de outubro, no final de semana seguinte ao dia 12, com muitas brincadeiras, comidas,distribuição de brinquedos e a tradicional mesa de Ibeji.

Festival dos Orixás
É a grande festa em homenagem a todos os Orixás cultuados na Casa, especialmente a Oxalá e Oyá, patronos do nosso Ilê. Acontece sempre na primeira quinzena de dezembro. Dura entre 16 e 21 dias de obrigação demarcados por vários momentos: limpezas purificadoras, rito de destruição e reconstrução do Templo, renovação das oferendas e festas públicas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...